sexta-feira, 29 de abril de 2011

Manifestação contra o Biotério da Azambuja

No dia 30 de Abril de 2011, às 17h, a Plataforma de Objecção ao Biotério organiza mais uma manifestação de protesto contra a construção do biotério da Fundação Champalimaud, iniciativa que o PAN apoia incondicionalmente.

A Manifestação iniciará em frente ao Centro de Neurociências da Fundação Champalimaud (perto da Torre de Belém), onde é praticada experimentação animal para atingir objectivos que puderiam ser alcançados - de forma mais eficaz e ética - através de diversas alternativas que a Plataforma pretende demonstrar nesta Manifestação.

É inadmissível um gasto de 27 milhões de euros em fundos públicos na construção do Biotério que poderiam reverter para servir diversas necessidades das populações em vez de alimentar uma obra que não irá criar riqueza, nem trabalho, nem inovação científica.

Como uma alternativa possível a Plataforma de Objecção ao Biotério propõe a criação um centro 3R, para investigação de novos métodos alternativos à experimentação animal.

Não falte!

terça-feira, 26 de abril de 2011

PAN candidata-se a todos os círculos distritais!

A Direcção Nacional do PAN agradece a todos os que se mobilizaram e ofereceram para as listas de candidatos às próximas Eleições Legislativas. Graças ao esforço de todos temos a alegria de anunciar que o PAN concorrerá a todos os distritos, situação única e notável num partido que só foi formalizado em Janeiro.

É comovente e gratificante ver a vontade que as pessoas têm de que o PAN exista. Isso motiva-nos e responsabiliza-nos ainda mais.

Devido ao grande número de ofertas que nos chegaram, não pudemos usar todas. Sabemos que as pessoas compreenderão.


Bem hajam!

Programa Eleitoral - Principais medidas

O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) é um partido político que visa contribuir para a transformação da mentalidade da sociedade portuguesa e do mundo de acordo com os fundamentais valores éticos e ecológicos de respeito pelo ambiente e pelos animais humanos e não humanos enquanto seres capazes de sentir dor e sofrimento.





Apresentam-se algumas das propostas do programa político que pode ser consultado no website do PAN - http://www.partidoanimaisnatureza.com/

1 - Promoção de valores fundamentais da humanidade extensivos não só aos humanos, mas também aos animais e à natureza, reconhecendo o seu valor intrínseco.

2 - Fomentar o desenvolvimento de uma consciência cívica e ética fundada no respeito pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948) e pela Carta da Terra (1994).

3 - Promoção de uma lusofonia universalista.

4 - Adopção de indicadores do bem-estar das populações em paralelo com o PIB na definição de políticas económicas e na promoção de um empreendedorismo social e consciente.

5 - Maior investimento na educação, cultura e investigação científica.

6 - Redução dos desperdícios de dinheiros públicos, acompanhada por uma responsabilização civil e criminal dos gestores e responsáveis políticos.

7 - Redução do número de institutos públicos, fundações estatais e empresas municipais.

8 - Fim concertado dos paraísos fiscais.

9 - Promoção da autosustentabilidade do país, da agricultura biológica e das energias renováveis

10 - Promoção de uma maior aproximação entre os órgãos decisores e os cidadãos através de uma descentralização do poder.

11 - Proibição do registo de patentes sobre quaisquer organismos vivos.

12 - Tornar Portugal numa região livre de Organismos Geneticamente Modificados.

13 - Valorização do Património Natural.

14 - Consagração na Constituição da República Portuguesa dos direitos dos animais sencientes e alteração do estatuto do animal no Código Civil, por forma a garantir o seu direito à vida e ao bem estar, usufruindo do habitat e da alimentação adequados.

15 - Criação de um Código que substitua a manifestamente limitada, desactualizada e dispersa legislação animal actualmente em vigor em Portugal.

16 - Criação de um departamento policial análogo ao SEPNA especificamente dedicado a zelar pelo bem-estar animal.

17 - Proibição da utilização de animais em qualquer tipo de entretenimento que lhes provoque sofrimento ou stress.

18 - Promoção do vegetarianismo e oferta de refeições vegetarianas em cantinas de instituições públicas

19 - Sensibilização de crianças e jovens para a diminuição do consumo de carne e dos benefícios de uma alimentação vegetariana.

20 - Introdução de medicinas alternativas no Serviço Nacional de Saúde.

21 - Promoção da cooperação entre alunos e valorização da diversidade e da multiculturalidade na escola.

22 - Promoção de práticas de atenção plena no domínio da educação e da saúde.

23 - Reforço da autoridade dos professores, no plano legal e social.

24 - Reorientação das Forças Armadas exclusivamente para missões de manutenção da Paz

terça-feira, 12 de abril de 2011

O PAN precisa de ti para ir às urnas!



Chegou a altura de o PAN ir a eleições.

Mas para que o PAN possa concorrer às eleições legislativas de 5 de Junho terá que apresentar uma lista relativamente extensa de candidatos e suplentes em cada distrito, e para isso precisamos da tua ajuda. Queremos que faças parte de uma destas listas. Aliás, só desta forma o PAN poderá cumprir o propósito de ir às urnas e tentar eleger um (ou mais) deputados que dêem voz às nossas causas na Assembleia de República. Não necessitas ser filiado no PAN, o importante é que partilhes dos princípios que defendemos.

Assim, agradecemos que imprimas e preenchas desde já a Declaração de candidatura e o pedido à Junta de Freguesia, clicando nos respectivos nomes (não preenchas o campo "círculo eleitoral de"). Pedimos ainda que leves o pedido (impresso, preenchido e assinado) à Junta de Freguesia onde te encontras recenseado/a, até à próxima quinta-feira (dia 14), para que certifiquem que estás inscrito no recenseamento eleitoral. É fundamental que estes procedimentos sejam efectuados o quanto antes, pois a certificação da Junta pode levar até 48h a ficar pronta. Quando tiveres estes documentos prontos, ou se precisares que vamos à Junta de Freguesia por ti, por favor contacta o Jorge ou a Paula:


Jorge Ribeiro - 934607214





Paula Pérez - 966788711




O tempo é curto, mas é essencial podermos contar com o teu apoio. E se conheceres outras pessoas de confiança que partilhem dos nossos valores e estejam dispostas a fazer também parte das listas, por favor faz-nos chegar o respectivo contacto assim que possível!

Muito obrigado!


Em caso de dúvida, não hesites em contactar-nos.

É agora. Pelos Animais e pela Natureza: vamos a isto!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

PAN concorre às eleições legislativas de 5 de Junho

Em face da actual situação política, o Partido pelos Animais e pela Natureza anuncia que pretende concorrer às eleições legislativas do próximo dia 5 de Junho, respondendo desta forma aos anseios e esperanças em nós depositados por parte de inúmeros apoiantes e simpatizantes. O PAN quer contar com o apoio de todos os que se revêem nas suas propostas e que consideram ser este o momento para uma verdadeira mudança nas prioridades do país. Chegou a hora de dar voz a todos os que não têm voz. Pelos animais, por nós!

O Santuário

Parece mentira, mas não é!!

Hoje, ao navegar por alguns sites, fui dar com um, que só pode ser o Céu na Terra para os animais (neste caso específico .. cães e gatos). O Parque de Bem Estar Animal de Castelo Branco


"Desde que a APAAE e a Câmara municipal de Castelo Branco assinaram, em 1999, um protocolo de colaboração que nasceu o Parque de Bem-Estar Animal, onde todos os animais são esterilizados e não são abatidos. Vivem em espaços amplos e naturais com base no modelo Santuário Animal e não em canis. Obviamente que não seguimos, de todo, a regras dos canis municipais pois temos as nossas regras próprias de funcionamento, sobretudo na corresponsabilização dos donos que não "despejam" os animais no Parque quando querem mas quando há vaga e participam na busca e contacto com novos donos em busca de solução para os animais que não podem ter e pretendem entregar.Informações mais detalhadas sobre o nosso projecto, encontram-se na nossa página http://www.apaae.pt/"


Visitem o site. Vale a pena ver as condições dos animais acolhidos.