quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Comunicado do PAN sobre sobre a manifestação contra as condições dos animais no canil de Lisboa

No próximo dia 17 de Dezembro, sábado,no Rossio, às 15h, o Partido Pelos Animais e pela Natureza (PAN) estará presente na manifestação contra as condições dos animais no canil de Lisboa. O PAN considera que devemos protestar e manifestar-nos pela alteração da situação em que os animais são mantidos nos Canis Municipais. Protestamos porque somos contra a política de abates como forma de resolver a situação dos animais abandonados e errantes. Protestamos porque as condições em que se encontram os animais continuam a ser deploráveis. Protestamos porque queremos que seja adoptada uma política de esterilização e adopção responsável. Protestamos porque é a atitude que a situação exige a seres humanos conscientes e solidários com o sofrimento dos outros, sejam humanos ou não-humanos.

Não obstante a responsabilidade em primeiro lugar ser de quem abandona, as Câmaras Municipais são também responsáveis por assegurar as melhores condições possíveis aos animais que se encontram à sua guarda, permitindo que tenham um espaço adequado dentro do canil, mobilidade através de passeios, cuidados médico-veterinários e a possibilidade de encontrar uma nova família, sem serem abatidos. A vida é o bem mais precioso para todos os seres: é absolutamente injustificável tirá-la a um ser saudável ou clinicamente recuperável. Saibamos colocar-nos no lugar dos animais que sofrem e são abatidos e exigir firmemente o fim desta situação deplorável, em Lisboa e em todo o país.

Protestamos porque esta situação nos indigna; mas, mais importante que o nosso protesto é a nossa disponibilidade para, através dos órgãos directivos locais e nacionais do PAN e contando com a experiência das associações que estão no terreno, procurar, em conjunto com as câmaras municipais, soluções que ajudem a resolver este problema que é de todos. Salientamos que em alguns concelhos, como o Cartaxo e Caminha, foram estabelecidas parcerias frutuosas com, respetivamente, a Associação de Protecção aos Animais Abandonados do Cartaxo e a Associação Protectora dos Animais de Caminha.

Como disse Gandhi, a grandeza moral de uma nação mede-se pelo modo como trata os seus animais. A verdadeira crise é uma crise de valores, fonte de todas as outras. O PAN apela a que a população saia à rua em nome de uma causa mais que justa.

Sem comentários:

Enviar um comentário