segunda-feira, 26 de março de 2012

Ponto de situação sobre os cães de Mirandela

Desde que veio a público a intenção da CM Mirandela de abater a tiro uma matilha de cães assilvestrados da região, o PAN tem-se mantido informado e interveniente, nomeadamente por intermédio do Grupo de Trabalho sobre Animais de Companhia, coordenado por Fátima Mano. Foi realizada em Dezembro uma primeira deslocação a Mirandela, na qual a delegação do PAN teve oportunidade de observar a matilha, que se movia de forma pacífica e era constituída por um número de indivíduos não superior a 30 (muito longe do número avançado de 200), visitar o canil intermunicipal e reunir-se com o Presidente da Câmara Municipal de Mirandela para propor a suspensão dos planos de abate dos animais e sua substituição por um método ético de controlo da matilha, baseado na esterilização e devolução dos animais ao local onde vivem.

Apesar do Presidente da CMM se ter mostrado aberto às sugestões do PAN e comprometido a entrar em contacto assim que o caso conhecesse alguma evolução, surgiu em Janeiro de 2012 uma notícia na Rádio Brigantia segundo a qual estaria prevista uma apanha para o mês de Fevereiro, recorrendo a redes. Contactado pelo PAN, o Presidente da CMM justificou-se com o facto de ter recebido mais queixas. Aparentemente esta tentativa foi um acto isolado e não se conseguiu apanhar qualquer animal.

Seguiu-se, a 20 de Fevereiro, uma reunião com o Presidente da Associação de Municípios, que gere o canil intermunicipal, na qual o PAN explanou as vantagens da esterilização e sublinhou a necessidade de actuar sobre o problema que está na origem deste tipo de matilhas: o abandono sistemático de cães, quer por parte da população em geral, quer por parte de caçadores. O Presidente da Associação garantiu que, quando avançasse a apanha, e apesar desta ser da responsabilidade da CMM, o canil intermunicipal asseguraria todo o processo a partir daí, avançando para a esterilização dos animais em estado saudável ou recuperável. No entanto, informou que naquele momento não havia planos para nova apanha, dado o facto de não terem existido novas denúncias. Até ao momento, o PAN não voltou a ser contactado, mas mantém-se atento ao desenrolar dos acontecimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário