sábado, 20 de outubro de 2012

Partido pelos Animais e pela Natureza discorda da localização do novo canil no Bairro dos Navegadores

Recentemente têm vindo a público diversas notícias sobre a localização do canil de Oeiras no Bairro Residencial dos Navegadores, em Porto Salvo. O Conselho Local de Oeiras do Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) está ao lado dos moradores do Bairro dos Navegadores no que diz respeito aos argumentos apresentados contra a localização do novo canil.
Depois de anos de queixas e protestos dos Oeirenses sobre a política do bem-estar animal praticada pelo executivo camarário, nomeadamente as péssimas condições do canil de Paço de Arcos, a Câmara Municipal de Oeiras (C.M.O.) finalmente avançou com a construção de um novo canil, alojando provisoriamente os animais em Vila Fria.
No entanto, a construção do novo canil merece várias criticas por parte do PAN Oeiras. Em primeiro lugar, e devido às características de um canil, ou Centro de Recolha Oficial, este não deve ficar localizado junto a uma área residencial, pois poderá causar problemas aos moradores e muito menos deve ser construído numa zona de difícil acesso, que em nada ajudará a potenciar a adopção de animais pela dificuldade na deslocação. Acresce ainda o facto de o canil ficar muito próximo dos cabos de alta tensão que por ali passam, podendo colocar em risco animais e funcionários do canil.
O PAN questiona ainda porque é que o dinheiro que vai ser investido na construção do novo canil em Porto Salvo (aproximadamente 400.000 euros), não é usado no melhoramento e ampliação do canil provisório de Vila Fria, cuja a localização não coloca os problemas acima descritos.
Por último, o PAN Oeiras lamenta que a política de bem-estar animal promovida pela Autarquia - PROJAAO – Projecto de Apoio ao Animal de Oeiras, se resuma na sua essência à sensibilização da população relativamente aos dejectos caninos na via pública. É essencial um maior investimento na promoção de campanhas de esterilização, adopção e não-abandono à semelhança do que é feito nos Municípios de Cascais e Sintra, que recentemente inaugurou um canil com sala de cirurgia e raio-X, possuindo boxes para receber animais de grande porte e que tem ainda capacidade para albergar 250 animais abandonados ou vítimas de maus tratos.
Oeiras merece mais do que um programa de Recolha e Abate de Animais. Merece uma política de verdadeiro bem-estar animal.


Oeiras, 19 de Outubro de 2012


Fontes:
http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/OeirasEnvolve/ApoioAnimal/Paginas/defaultPage.aspx
http://anvetem.com/2012/02/11/oeiras-novo-canil-junto-ao-bairro-dos-navegadores/
http://jregiao-online.webnode.pt/products/sintra-refor%C3%A7a-bem-estar-animal/

Sem comentários:

Enviar um comentário