quinta-feira, 12 de maio de 2011

Protesto contra as condições e prácticas do canil municipal de Oeiras

DIVULGUEM E APAREÇAM




Protesto contra o matadouro/canil de Oeiras.


Um grupo de munícipes de Oeiras, decidiu avançar com um PROTESTO de indignação contra as condições e práticas no canil de Oeiras.


Este PROTESTO/MANIFESTAÇÃO, realizar-se-á no dia 14 de Maio, entre as 15h e as 17h, em frente à Câmara Municipal de Oeiras.




Temos já a confirmação da presença de algumas associações que promovem o bem-estar animal, nomeadamente, a ASSOCIAÇÃO ANIMAL, PÉ ANTE PATA, FOCINHOS E BIGODES, GV - GRUPO DE VOLUNTÁRIOS DE CASCAIS. O PAN OEIRAS, obviamente, também estará presente.



Teremos várias acções no local que dinamizarão o protesto.


VENHA PARTICIPAR CONNOSCO NESTE PROTESTO, TRAGA AMIGOS, FAMILIARES, VIZINHOS, COLEGAS... MAS NÃO TRAGA ANIMAIS.



AJUDE-NOS A DIVULGAR REENCAMINHANDO ESTA MENSAGEM PARA TODOS OS SEUS AMIGOS.



Grupo no Facebook:





Evento no Facebook:





Oeiras, mais à frente - não pode ter políticas de "protecção animal" tão retrógradas.



Oeiras, mais à frente – não pode abater


Oeiras, marca o ritmo – tem que esterilizar


Oeiras, projecta – tem que ter um canil decente


Oeiras, inova – deve promover a adopção em vez de optar pelo abate


Oeiras, mais à frente tem que ser também pelos direitos dos animais!



Há cerca de um ano que um grupo de munícipes do concelho de Oeiras, integrado no Grupo da Campanha Nacional de Esterilização de Cães e Gatos Abandonados, tem empreendido esforços no sentido de negociar com a autarquia de Oeiras um vasto programa, para a promoção do bem-estar animal neste concelho.


Foram várias as propostas que o grupo apresentou à autarquia, mostrando-se sempre disponível, quer para conversar, quer para actuar em associação com a edilidade, no intuito de melhorar as condições de vida dos animais do Concelho e, principalmente, daqueles que têm o azar de passar pelas instalações do Canil Municipal, em Paço de Arcos, instalações essas que funcionam provisoriamente, desde sempre, no edifício do antigo matadouro municipal.


No canil municipal de Oeiras continua a ser praticado o abate de animais de forma indiscriminada, os gatos que ali entram não possuem sequer um espaço próprio, ficando em frente aos cães. No canil municipal revelam, frequentemente, indisponibilidade para formalizar as adopções dos animais recolhidos pelo canil municipal, obrigando-os, muitas vezes, a permanências superiores às exigidas por lei.


A entrada de cidadãos é barrada ao interior do canil, não podemos, portanto, fotografar os animais para promover a sua adopção, proporcionando-lhes assim uma oportunidade de vida, a Câmara Municipal de Oeiras prefere optar pelo abate.


O Grupo conseguiu apenas duas reuniões com o Vereador responsável por esta área, em que foram feitas inúmeras promessas de cooperação, entre o Grupo e a Câmara Municipal de Oeiras, promessas que, infelizmente, ainda não vimos concretizadas por razões que desconhecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário