segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Manifestação contra a venda da EDP e a favor de ética na política

O PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - convida toda a população, bem como todas as forças sociais e políticas, movimentos de cidadania e associações culturais, humanitárias, animalistas e ambientais, para uma marcha de protesto contra esta decisão e a favor de ética na política e em todos os sectores da vida nacional. Está na altura de acordarmos da apatia e mostrar que rejeitamos o capitalismo neoliberal selvagem que está a tomar conta de Portugal, da Europa e do mundo, destruindo a vida de homens e animais e devastando a natureza em prol da ganância e do lucro.

A venda de 21,35% da EDP à China Three Gorges coloca nas mãos de uma empresa estatal chinesa um bem que deve ser público, deixando a electricidade portuguesa e dos portugueses sujeita aos caprichos de uma nação que não demonstra qualquer respeito pelos direitos humanos e animais nem pelo ambiente. Esta mesma empresa é responsável pela construção da Barragem das Três Gargantas, no rio Yangtzé, que foi construída sobre uma falha tectónica, conduziu (e conduz) a grandes deslizamentos de terras, destruiu estilos de vida sustentáveis de comunidades locais rurais e piscatórias, trouxe à região uma alternância de períodos de secas e inundações que têm agravado seriamente a erosão do local e a proliferação de doenças tropicais que nunca aí se haviam detectado e desalojou mais de um milhão de cidadãos sem direito a qualquer indemnização ou realojamento, inundando 13 cidades, 140 aldeias, 1350 vilas e mais de 600 quilómetros de área de reserva.

Vamos protestar pacificamente contra esta decisão e exigir transparência e ética na política portuguesa! Portugal não é do Estado nem do governo. Portugal é dos portugueses e nós não estamos à venda a quem der mais.

Concentração no dia 10, terça-feira, a partir das 18.30, no Rossio e marcha para o Largo do Camões, em Lisboa.

Convidamos todas as forças políticas, sociais, culturais, humanitárias, animalistas e ambientais a aderirem numa frente comum contra a barbárie neoliberal e a favor de uma nova sociedade e Civilização centrada na ética, na cooperação e na solidariedade com todos os seres.

Esta não é uma manifestação apenas do PAN. A iniciativa parte de nós mas são bem-vindos, com os seus elementos identificativos, todos os que se reconhecerem nestes princípios.

Passa a palavra, vem e traz muitos amigos!

Página do evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/182989698466706/

Sem comentários:

Enviar um comentário